10 agosto 2006

familia BARRADAS

Armas dos Barradas de Portugal

HISTORIA

As origens desta família, cujo o nome tem raízes tipicamente toponímicas, são pouco conhecidas e o que os genealogistas sobre ela dizem não é muito de fiar.
No entanto,existem os que acreditam,nas origens remotas desta familia,num grupo real de Grao-Vizir muculmano,que tenha sido aliado de "El Cid",na retomada da Peninsula Iberica.
Apos esta epoca,tenham sidos levados a Portugal,como embaixadores dos negocios dos Reis Catolicos de Espanha.

Aquando da guerra entre o nosso Rei D. Afonso V e os chamados Reis Católicos, vivia em Beja um certo Lopo Barradas, proprietário de grossos cabedais. Parece, aliás que os Barradas eram naturais ou se haviam fixado no Alentejo, Itabuassu,Moementa da Beira,e Vizeu,visto que ai se uniram pelo matrimónio com membros de outras famílias, como as dos Caldeiras, Silveiras, Castelo Branco, etc. Os Barradas eram uma família que se sabe ter usado de armas desde épocas anteriores ao séc. XVI.

ARMAS


De azul, uma cruz firmada de prata, acantonada de vinte vieiras de ouro, realçadas de vermelho, cinco em cada cantão e dispostas em aspa.
Timbre: dois troncos esgalhados de ouro, em aspa com cinco vieiras das armas pendentes do meio e da extremidade daquelas.

Acredita se a cruz firmada em prata,seja um simbolo patente,da conversao da familia,para o cristianismo,como tambem alicerce de sua historia familiar junto aos Templarios.As vieira interessantemente tambem tem relacao com o simbolo dos peregrinos,do Caminho de Santiago de Compostela.Este que tambem,segundo a lenda,em sua propria localidade,chegou da Turquia,alem mar mediterraneo,para Santiago.



Cargos e Profissões

Alcaides de Portalegre
Cavaleiros da Ordem de Cristo
Fidalgos da Casa Real de Portugal e das Colonias.
Arcebispo da Bahia - Brasil e Clérigos,Conegos e Padres - Portugal.
Grão Mestre da Maçonaria e Artistas - Brasil e Portugal.
Juristas,Advogados,Jornalistas,Músicos,Comerciantes. - Brasil e Portugal.



Copyright © Ricardo Barradas - Direitos Reservados.