Dr. Acácio da Silva Barradas.
in memorian
A Acácia é a planta símbolo por excelência da Maçonaria, sendo utilizada pelos Mestres Maçons como sinal de identificação, representa a segurança, a clareza, e também a inocência ou pureza.
A Acácia foi tida na antiguidade, entre os hebreus, como árvore sagrada e adoptada como símbolo maçónico.
Os antigos costumavam simbolizar a virtude e outras qualidades da alma com diversas plantas. A Acácia é inicialmente um símbolo da verdadeira Iniciação para uma nova vida, a ressurreição para uma vida futura.
O pai de Acácio da Silva Barradas já era maçon em terras lusitanas e
em homenagem e fidelidade a mui secreta fratrnidade do século XIX,
colocou o nome de um filho como Acácio relativo a Acácia,
e de outro como Benjamin em homenagem ao importante Mestre Maçom
Benjamin Franklin (1706-1790).
Dr.ACÁCIO DA SILVA BARRADAS e Família no RJ - Brasil.
arquivo da memória da Real Família Baradas.
arquivo da memória da Real Família Baradas.
Mestre Maçon - M:. M:. Acácio da Silva Barradas obreiro
da A:.R:.L:.S:. Salomão 0021 do Grande Oriente do Brasil,
do Rito Escoçês Antigo e Aceito.
Acácio da Silva Barradas, natural de Portugal, foi maçon, professor, escritor, economista e cotabilista formado em Portugal, jornalista correspondente de vários periódicos potugueses da Região D'ouro, músico, instrumentista, compositor, arranjador, tocava violino, violão, bandolim, piano, arcodeon e flauta, inclusive acompanhando nomes famosos da música popular brasileira e internacional na Época de Ouro do Rádio na Antiga Rádio Nacional e Marink Veiga- e também no programa de calouros de seu filho Alexandre da Silva Barradas muitas vezes acompanhado com sua filha a renomada pianista Alcina da Silva Barradas.Foi gemólogo, pesquisador, ativo e dedicado mestre maçon no país da oficina Augusta e Respeitável Loja Simbólica Salomão 21 do Grande Oriente do Brasil.
Acácio da Silva Barradas chegou no Brasil no início do século XX vindo de Portugal com dois irmãos Alypio da Silva Barradas (patriarca do núcleo de Bonsucesso da Real Família Barradas do RJ) e Benjamin da Silva Barradas que retornou as terras lusitanas na década de 1930.
Durante seus trabalhos na Antiga e Tradicional Loja Maçônica Salomão 21 do GOB teve irmãos ilustres tais como João Pereira C. Thompson, Mario Behring,
Abraham Miguel Abdu, Antonio Martins , José H. Nigri, e irmãos do meio artístico, teatral e circence tais como os irmãos Carlos Angel Lopes, Mario Sabino Campioli, Eduardo Temperani, Frederico Viola e o famoso irmão Oscar Lourenço Jacinto da Imaculada Conceição da Teresa Dias - " Oscarito".
(devido a esta conviência com grandes profissionais do circo que seu filho caçula Dr. Jael da Siva Barradas se tornou um renomado artísta circence no país antes de se formar em Direito e militar na area pevidênciaria).