No inicio do seculo XIX,os primeiros descendentes dos Barradas,chegam a Amazônia.Desceram no Pará,ficaram algum tempo,mas logo foram em direção a Manaus,e Boa Vista.
A saga dos Barradas,é parte integrante da própria história da Amazônia.Todos os filhos deste sobrenome,desbravaram comercialmente desde o inicio à Grande Floresta.
Os Barradas,chegam na Amazônia,já no final do ciclo da Borracha.Época de algum declineo econômico,e uma crise internacional de produtos manufaturados produzida,pelas economia achatadas entre as duas grandes guerras.
O primeiro negócio que foi implantado,pelos Barradas,foi a extração da madeira.Nesta época não havia politicas governamentais para este ramo de extrativismo.Nem sei se ainda era época,de qualquer bom senso.Mas sei que os Barradas,não ficaram,neste ramo,por mais de 5 anos,quando muito.Logo depois,foram atraídos por oportunidades para o ramo do comércio e para o ramo da mineração.
Nesta mesma época na Região Norte,nos domínios amazonicos,uma classe de notórios comerciantes judeus prosperavam.Muitos deles,atravéz do comércio sobre batelôes ( tipo de embarcações de rio),faziam gratificantes permutas de produtos industrilizados por produtos nativos da Amazônia,tais como a Castanha do Pára,a Juta,a Copaiba,sementes,peixes sêcos,o açaí e até mesmo a borracha.
Muitas destas famílias judaicas,tinham seus sobrenomes iniciados com a letra B ,como eram os Bechimol,os Bezecry,os Bubol,e por conta de alguma semelhança,aos olhos dos filhos da terra e caboclos,muitos deles colocaram erroneamente os Barradas,como se este sobrenome,fosse também de origem judaica,o que na verdade,pelo menos nesta época,nada tem haver com o judaísmo.
Na verdade os Barradas na Amazônia,tem muito haver com o cristianismo e com o catolicismo,já que muitas Igrejas,Escolas,e Centros de Estudos, foram construidas com parte de donativos régios de personalidades públicas que tinha este sobrenome.Por mais que em muitas vêzes,em algum,velado sigilo.
Nos tempos modernos,nunca existiu uma ligação formal da origianl família BARRADAS,com algum determinado grupo social,ou de voluntariado.Por uma questão de formação,por uma questão histórica,e por uma questão de tradição,a família Barradas,sempre esteve sensível,a todas as lutas em favor da melhor vida do próximo.Sejam êles quem forem, e aonde estejam,e a que fé professem.
Sendo assim,dentro dos tempos modernos,não existe uma ligação oficial dos Barradas,com a Maçonaria,com os Rotarianos,com os Rosacruzes,nem mesmo
com os atuais Cavaleiros da Ordem de Cristo.
Somos todos voluntariados sim,è favor do Bem Universal,Ecumênico,Amplo,e Irrestrito.